quarta-feira, 5 de março de 2014

[REVIEW] Assassin’s Creed IV: Black Flag

Assassin’s Creed IV: Black Flag é um jogo multi-plataforma lançado para Xbox 360, Xbox One, Playstation 3, Playstation 4, Wii U e, finalmente, PC. O jogo desta vez expande as características da consagrada série Assassin’s Creed para a era de ouro dos piratas. O novo jogo da série é sandbox, ou seja, mundo aberto. Desta vez a Ubisoft conseguiu trabalhar melhor com a nova engine AnvilNext que decepcionou um pouco em Assassin’s Creed III. Aliás, por falar em ACIII, o jogo, como já falei anteriormente, expandiu a experiência de seu antecessor com muito mais conteúdo de missões secundárias, além de suas gloriosas missões principais.
História: 
  • Edward Kenway

O game narra a história de Edward Kenway: Inglês, corsário, pirata e muito ganancioso. Depois de deixar de ser corsário, Edward vira um pirata e ao longo da história acaba envolvido na disputa entre Assassinos e Templários. Primeiramente ele se envolve com os templários, mas apenas pensando em uma suposta recompensa. Depois ao longo da história ele se envolve com os assassinos. Mas sua posição nesta disputa na maioria das vezes é neutra. O que ele quer mesmo é tesouros e descobrir mais sobre um misterioso e mítico lugar chamado Observatório.
Os jogadores irão cruzar com figuras históricas como os piratas Benjamin Hornigold, Charles Vane, Calico Jack, Anne Bonnye, Edward “Barba Negra” Thatch e fatos históricos como o assalto aos 42 navios portugueses, o naufrágio do ouro maciço da armada espanhola na costa da Flórida ou o abandono de Charles Vane numa ilha deserta.
Concluindo, o jogo envolve de forma mais leve e menos comprometida a disputa entre Assassinos e Templários mas narra uma boa e divertidíssima história dos piratas a bordo do Gralha, navio de Edward. 
  • Tempo presente (Abstergo)

A Abstergo Industries abriu uma nova divisão em sua empresa, a Abstergo Enterteinment, que trouxe o Animus, máquina que revivia as memórias dos ancestrais de Desmond Miles, para funcionar em nuvem. Então a nova Abstergo Enterteinment disponibiliza a máquina para vários funcionários, e estes funcionários estão envolvidos em um projeto de reviver as memórias de Edward Kenway para a produção de um filme sobre piratas que a empresa está planejando. Mas a empresa sofre com sérios problemas de segurança das informações, e é aí que seu personagem se envolve. Por falar nele, seu personagem é em primeira pessoa e você não sabe ‘quem ele é’, talvez sugerindo que seja qualquer pessoa ou o próprio jogador.
Essa parte do tempo presente da série Assassin’s Creed sempre foi muito importante com Desmond Miles. Agora, depois do final de ACIII, eles conseguiram expandir essa experiência genialmente, mas sem muita profundidade, sugerindo que a série não acabará tão cedo.
Jogabilidade
A jogabilidade é semelhante aos outros jogos da franquia mas com algumas diferenças:
  • Combate

O combate está o mesmo mas o indicador que diz quando o inimigo irá lhe atacar está aparecendo mais rápido, ou seja, oferecendo menos tempo para você pensar e contra-atacar, consequentemente dificultando a luta.
  • Combate Naval e jogabilidade do navio

Em Assassin’s Creed III o combate naval foi introduzido sutilmente mas fazendo um enorme sucesso, o que influenciou a produção de seu sucessor focando bastante nestes combates. Novos canhões, updates do navio, e uma variedade de navios inimigos, com vários níveis, tipos e países, além de você poder sair com o seu navio para onde bem entender (muita gente dizendo que lembra muito a jogabilidade de Zelda Wind Waker). Também quando você derrota um navio inimigo, você pode abordá-lo e depois de matar uma certa quantia de inimigos você pode escolher entre usar aquele navio para reparar o Gralha, perdoar os piratas capturados para reduzir o nivel de procurado, ou enviá-lo á frota de Kenway.
  • Pesca e Mergulho

Uma novidade do game é que você pode caçar desde tubarões até baleias com arpões. É bem divertido e você adquire a pele e os ossos dos animais, que posteriormente podem ser manufaturados ou vendidos.
Outra novidade é regiões onde têm barcos naufragados e você pode mergulhar e resgatar os tesouros daquela embarcação. É muito divertido e um pouco difícil pois o jogador precisa recuperar o oxigênio em uma espécie de barris que a tripulação joga perto dali e também precisa escapar de tubarões e outros predadores marítimos.

  • Jogabilidade no geral
A jogabilidade neste jogo melhorou muito em relação ao seu antecessor que tinha muitos bugs que atrapalhavam a experiência do jogador. Agora em AC4 os bugs são mínimos, irrelevantes ou até inexistente.
  • Caça

Uma boa observação a ser feita é que o mapa do jogo é enorme, mas apenas algumas regiões podem ser exploradas: Somente o mar pode ser explorado totalmente. As florestas são poucas, pequenas, a variedade de animais é considerável mas estes tem spawn fixo.
  • Armas e oficios

Outra observação é que a variedade de espadas, pistolas, vestimentas e outros é muito limitada. Foram retiradas os machados, as adagas e você só pode usar duas espadas. Você até pode usar machados e uma espada mas só pegando do corpo dos inimigos, e estas não são permanentes.
Mas em compensação você pode ter várias pistolas e atirar com elas em sequencia, uma adição muito legal.
  • Jogabilidade furtiva

Na minha opinião deveria ter uma jogabilidade mais furtiva do que temos atualmente. Pelo menos poder se agachar sem fazer barulho seria o suficiente para mim. Mas o resto está muito bom.
  • Gráficos

Os gráficos estão incríveis, mas é aquele esquema de renderização que, por exemplo, as arvores vão surgindo enquanto você anda. Inclusive se você ver a textura dos objetos bem de perto são bem feinhos… Mas como durante o jogo não atrapalha nada. Um ponto negativo são os serrilhados que pelo menos pra mim estava MUITO. Mas, concluindo, nada que atrapalhasse.


  • Dublagem em PT-BR

P.Poderoso castiga

É bem meia boca mas é boa. Pelo menos tem.

  • Conclusão
Finalmente, posso considerar Assassin’s Creed IV mais um spin-off trazendo uma boa e divertida história com algumas respostas sobre a Abstergo.

Pontos positivos: 
  • Combate naval melhorado
  • Gráficos
  • Mundo aberto enorme
  • Combate melhorado
  • Personagem boa pinta
Pontos negativos:
  • Pouca variedade de caça
  • Pouca variedade de armas
  • História no presente pequena e fraca
  • Serriilhados
  • Poucas florestas para exploração e caça
  • Spawn fixo de animais
OPINIÃO É QUE NEM BUNDA
"Muito divertido!" - Vários fãs
"História fraca" - Vários fãs
"Mimimi, não se compara á saga Ezio!!!111111onze" - Vários fãs
"Joguei no Wii U" - 1 em cada 1000 pessoas
"Bem boladoooo haha hihi" - Silvio Santos
"MAISSS OU MENOOSSSS" - Poderoso castiga
"Da joinha pro monark fazer serie" - Babaca






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